Skip to main content

1. - Com Relação à Situação Do Brasil, Em Termos Gerais, Em Que A Espiritualidade Maior Pode Instruir-nos A Respeito?

Perguntas feitas no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi, em Dezembro de 1971 a Chico Xavier sobre o Brasil e que estão no livro Plantão de Respostas.

1. - Com relação à situação do Brasil, em termos gerais, em que a Espiritualidade Maior pode instruir-nos a respeito?

Chico: - Estamos, hoje, em meio a uma crise moral de grandes proporções, o que de modo geral ampliaria os problemas cotidianos de uma nação qualquer, assim como faz conosco. A conscientização de nossa condição de co-responsáveis por tudo que se passa ao nosso redor é o que deve prevalecer. Passamos por um momento de revisão de conceitos morais e éticos e, nesse momento, o esforço de cada membro da nossa sociedade deve estar orientado no sentido de melhor cumprir os deveres e obrigações de cidadão, com muita disciplina, vontade de melhora geral, trabalho e muita, mas muita, oração. O pensamento cristão deve prevalecer sempre.

2. - Se os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fossem dirigidos por pessoas espíritas e evoluídas, teríamos um país melhor?

Chico: - Não se trata de só termos dirigentes espíritas; se tivéssemos dirigentes mais evoluídos certamente já teríamos hoje um país melhor. Entretanto, não se pode esquecer que uma nação não é formada apenas de dirigentes, existe em número maior o POVO. E nosso POVO, como um todo, precisa realmente buscar sua EVOLUÇÃO MORAL e INTELECTUAL a fim de construir uma nação mais FRATERNA e CRISTÃ por excelência.

3. - O Brasil continua sendo o "coração do mundo e pátria do Evangelho"? E atualmente, no Brasil, existe algum Espírito Superior que possa levar o país ao desenvolvimento global?

Chico: - Essa denominação foi dada ao Brasil por Jesus e não lhe será tirada. Espíritos de escol têm reencarnado em todas as partes, no seio de todos os povos, para o progresso geral.
O Brasil não está desprovido dessas almas. Cabe a cada um de NÓS o APERFEIÇOAMENTO ÍNTIMO, que é a OBRIGAÇÃO primeira de todo Espírito encarnado e, juntos, fazendo de nossos corações e lares recantos de paz, teremos um país de grandes realizações.